Terceira fase: 10 a 21 de julho de 2023 (às 18h)

Selecionadas vão receber email solicitando o envio de documentos

O Prêmio Melhores ONGs tem como missão reconhecer e divulgar as ONGs do Brasil que mais se destacam anualmente pela sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência

O objetivo é permitir que organizações selecionadas por critérios gerais de transparência, gestão e preparação para receber doações de indivíduos, se apresentem e sejam reconhecidas. As ONGs ganhadoras do Prêmio recebem um troféu e um certificado. A lista das 100 ONGs vencedoras pode ser conferida publicamente no site www.premiomelhores.org. O reconhecimento pode ser divulgado pela ONG para atribuir maior credibilidade já que foi vencedora do Prêmio.

Além dessas respostas a perguntas frequentes, o regulamento do Prêmio se encontra nesse link (www.premiomelhores.org/sobre-o-premio). Caso ainda tenha dúvidas, é possível contatar a organização do Prêmio pelo e-mail: contato@premiomelhores.org.

Não tem custo. O Prêmio tem o patrocínio da AMBEV, além de ser uma iniciativa dos Institutos O Mundo Que Queremos e Doar.
A participação na seleção Melhores ONGs é aberta e gratuita para todas as associações e fundações sem fins lucrativos, independentemente do porte e da localização geográfica/local de atuação no país. ONGs inscritas em anos anteriores, ganhadoras ou não, também podem participar.
Não são permitidas participações de sindicatos, igrejas, partidos políticos e outros casos nos quais, na dúvida, o grupo organizador do Prêmio utilizará os critérios definidos pela pesquisa FASFIL, do IBGE, para verificação.
O Prêmio possui diferentes categorias de premiação que levam em consideração diferentes causas sociais e regiões de origem das ONGs. Além disso, existe uma premiação específica para ONGs de pequeno porte.
O Prêmio Melhores ONGs seleciona, de forma técnica e objetiva, organizações que se destacam pela qualidade de sua gestão e transparência, servindo como referência para doadores e voluntários, auxiliando a sua tomada de decisão sobre em qual entidade destinar o seu apoio financeiro e suas horas de voluntariado. A avaliação é baseada em cinco grandes temas transversais que permitem a verificação das condições de transparência e gestão nas organizações: Causa e Estratégia de Atuação, Representação e Responsabilidade, Gestão e Planejamento, Estratégia de Financiamento e Comunicação e Prestação de Contas.
Toda organização participante do Melhores ONGs receberá, conforme o cronograma previsto, uma devolutiva de sua participação, em que é possível analisar sua performance em relação às organizações tidas como referência (conforme a metodologia do Prêmio). O intuito da devolutiva é permitir uma autoavaliação por parte da organização e de diagnosticar possíveis pontos de melhoria, além de mostrar e celebrar as áreas em que a organização se destaca.
O Prêmio Melhores ONGs completa 7 anos em 2023, tendo realizado 7 edições e contribuído com mais de 5.000 organizações que foram avaliadas e destas, centenas receberam o reconhecimento público dessa iniciativa.
As inscrições para a primeira fase vão de 20 de março até 12 de maio de 2023. Não haverá extensão do prazo de inscrição.
As informações são coletadas em duas fases. A primeira foca em questões objetivas e dados verificáveis. A segunda dá prioridade a questões mais complexas, respostas por extenso e documentos que demonstrem a sistematização de boas práticas de gestão e transparência. A Comissão Avaliadora, composta por lideranças, pesquisadores e consultores em gestão de ONGs, é responsável pela análise técnica das organizações candidatas e pela seleção das Melhores ONGs, conforme processos e critérios detalhados.
  1. Melhor ONG: A Melhor ONG do Brasil
  2. Melhores ONGs: As 100 organizações que receberem maior pontuação total nos cinco temas verificados, que serão destacadas em ordem alfabética, sem ranking.
  3. Melhores por cada causa: As melhores de cada causa (educação, saúde, etc.).
  4. Melhor por região ou estado: As melhores por região e/ou estado da federação (dependerá da quantidade de ONGs de cada estado, a ser decidido pela Comissão Organizadora).
  5. Melhores ONGs de pequeno porte: serão destacadas até 10 ONGs de pequeno porte (com receita anual de até R$ 500 mil) que merecem destaque, dentre as organizações que passaram à segunda fase do Melhores. Nem todas as 10 precisam se encontrar dentro da lista da 100 Melhores ONGs, pois trata-se de uma forma de destacar e valorizar a atuação das muitas pequenas ONGs que correspondem à maioria das organizações da sociedade civil brasileira. Além da lista das 10, será destacada a Melhor ONG de pequeno porte, necessariamente entre as 100 Melhores.
A divulgação dos resultados da primeira fase ocorrerá em meados de junho pelo site premiomelhores.org.
A devolutiva para as organizações que não passaram para a segunda fase ocorre até o final do mês de junho.
As inscrições da segunda fase serão comunicadas diretamente pela equipe organizadora para as ONGs que passaram para a segunda fase.

O processo de avaliação da segunda fase ocorre de junho a setembro. A devolutiva para as organizações restantes que passaram para segunda fase mas não foram selecionadas ocorre até dezembro 2023.

A divulgação de resultados e a divulgação da data do evento de celebração ocorre entre novembro / dezembro (em data a ser confirmada posteriormente).

A Comissão Organizadora, composta por membros indicados pelo Instituto Doar, é responsável por planejar, organizar e divulgar o Melhores ONGs, bem como deliberar sobre eventuais dúvidas e situações não previstas neste regulamento. A Comissão Avaliadora é composta por lideranças, pesquisadores e consultores em gestão de ONGs e é responsável pela análise técnica das organizações candidatas e pela seleção das Melhores ONGs, conforme processos e critérios detalhados.

O Prêmio Melhores ONGs é organizado pelo Instituto O Mundo Que Queremos e pelo Instituto Doar, em parceria com o Ambev VOA.

O Instituto O Mundo Que Queremos cria projetos para resolver problemas socioambientais. Aborda esses problemas usando estratégias específicas para reduzir as assimetrias de poder e de informação e assim promover mudanças.

O Instituto Doar tem por missão ampliar a cultura de doação no Brasil. Desde 2013 promove a conscientização de indivíduos e instituições através de ações exemplares, como o dia nacional da doação (Dia de Doar), o Selo Doar (certificação para ONGs) e o Prêmio Melhores ONGs.