Ampliar conscientização sobre necessidade de preservar é desafio da área ambiental

Melhor ONG de meio ambiente e sustentabilidade de 2022 aposta em observação de aves para conectar as pessoas com a causa

No Brasil, ainda não existe uma cultura forte de conscientização em relação à importância da conservação da natureza e da biodiversidade. Embora haja avanços notáveis nos últimos anos, essa ainda não é uma prioridade no país e, portanto, um dos maiores desafios das organizações que atuam com o tema meio ambiente e sustentabilidade.

A SAVE Brasil, reconhecida como a melhor ONG da área na edição 2022 do Prêmio Melhores ONGs, atua diretamente nesse gargalo. Há 15 anos, a organização desenvolve estratégias para engajar a sociedade para cuidar de nossa biodiversidade, com foco nas aves. 

“A SAVE Brasil acredita que as aves, devido a sua beleza, canto e facilidade de observação, estão entre os melhores grupos de animais para promover o contato das pessoas com a natureza e sensibilizá-las com questões de conservação ambiental”, explica Pedro Develey, Diretor Executivo da SAVE Brasil. “Por isso, uma de nossas atividades é o incentivo à prática da observação de aves como ferramenta de conhecimento, valorização e preservação da nossa biodiversidade”, completa.

Segundo a ONG, mais de 9 mil pessoas já visitaram alguma de suas reservas. Quem é de São Paulo, pode participar do  “Vem Passarinhar Sampa”, projeto com saídas mensais para observar aves nos parques da cidade. O calendário para as passarinhadas deste ano pode ser acessado no Instagram do SAVE Brasil

imagens: SAVE Brasil