Blog

ONG quer diminuir a desigualdade e, para isso, oferece oportunidade

Conheça o trabalho da Vivenda da Criança, que atua há mais de 30 anos em Parelheiros (SP) e é uma das 100 melhores ONGs do Brasil

A Associação Beneficente Vivenda da Criança atende, todos os meses, mais de 4 mil pessoas carentes da área mais pobre da periferia de São Paulo, na região da subprefeitura de Parelheiros, extremo sul do município. O trabalho começou em 1989, com um abrigo para meninos em situação de risco social. Mais de 30 anos depois, cresceu e oferece oportunidades para crianças, jovens e adultos se desenvolverem como pessoas, cidadãos e futuros profissionais. 

Em 2021, a organização foi reconhecida pelo Prêmio Melhores ONGs por sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. E é por esse lugar na lista das 100, que hoje conversamos com a Diretora de Operações da Vivenda da Criança, com Simone Rezende sobre os desafios e planos da instituição.

Quais são os principais desafios locais e como a sua organização contribui para minimizá-los? O principal desafio local que enfrentamos é a questão da  empregabilidade e/ou oportunidades para as pessoas da região, além da extrema vulnerabilidade social das famílias atendidas e suas consequências. Temos contribuído para minimizar esses problemas através dos cursos profissionalizantes gratuitos que oferecemos, que além de capacitar, despertar o potencial, desenvolvem uma atividade empreendedora, com apoio de parceiros como Sebrae. Temos ainda o Projeto Oportunidades, em parceria com empresas, para facilitar a colocação de jovens aprendizes no mercado de trabalho. Para sanar a questão da vulnerabilidade social, nosso Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Básica no Domicílio promove reuniões socioeducativas para desenvolver autonomia e auxiliar as famílias na garantia de direitos. Trabalhamos fortemente em parceria com a rede de serviços e em busca de fortalecimento local.

Qual é o maior sonho de vocês? O que já está sendo feito para conquistá-lo? Nosso maior sonho é diminuir a desigualdade em nossa região, como os casos de pessoas passando fome, sem emprego, sem condições básicas de moradia, em situação de violência, abusos e gravidez na adolescência. Sonhamos com um mundo mais igualitário, na qual todos tenham as mesmas condições e oportunidades de garantia de direitos. Para realizar esse sonho, temos implantado ações e projetos para garantir profissionalização, oportunidades, instrução, informação e motivação para que nossos atendidos superarem esses obstáculos.

O que os motiva a continuar o trabalho? Acreditar na nossa missão de preparar as pessoas para a vida e para o mercado de trabalho e saber que estamos transformando vidas. Também olhar para trás e ver quantas pessoas têm uma vida melhor  após participarem dos projetos da Vivenda. Além do nosso desejo de ter um mundo igualitário e justo para todos.

Foto: divulgação Vivenda da Criança

Veja também: