Blog

Conheça a ONG que já ficou quatro vezes entre as 100 melhores do Brasil

Saiba quais são as motivações e desafios do trabalho da ABCD Nossa Casa, que atua nos arredores do Bom Retiro, em São Paulo

“Semear sonhos para transformar o amanhã de crianças, adolescentes e famílias que estejam em vulnerabilidade social, contribuindo no desenvolvimento humano, formando cidadãos, éticos, talentosos e inovadores”. É com essa missão que a ABCD Nossa Casa – Associação Beneficente À Criança Desamparada desenvolve, há mais de 20 anos, suas atividades nos arredores do bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Em 2021, pelo quarto ano, a organização ficou entre as 100 Melhores ONGs do Brasil. Por isso, a entrevistada de hoje é sua fundadora e atual Diretora-Presidente, Solange Palma Torelli. Boa leitura!

Quais são os principais desafios locais e como a sua organização contribui para minimizá-los? Nossos principais desafios são três: 1. captar recursos e buscar novos parceiros, para a sustentabilidade dos nossos projetos às nossas crianças e adolescentes; 2. Aumentar o interesse das famílias em vulnerabilidade social, (do bairro do Bom Retiro), da importância dos filhos de participarem das atividades propostas em nossos projetos, para o desenvolvimento social de todos; 3. Inovação – Projeto CrecerEY – Ter conhecimento básico em informática como pré-requisito para introdução no mercado de trabalho, pois, o uso da ferramenta de tecnologia é realidade inevitável dentro de qualquer empresa. 

Para minimizar nossos desafios buscamos: 1. Entregar metas comprometidas com os nossos doadores; 2.  Desenvolver e executar projetos que auxiliem nossas crianças a se capacitarem, para perceberem o mundo de oportunidades que existe, transformando seu futuro. 3. Prestar contas divulgando semanalmente em nossos sites e mídias sociais nossas ações e resultados demonstrando ética e transparência; 4. Projeto CrescerEY – Inclusão Digital (em andamento), trata-se de uma mudança sociocultural com nova visão de transformação da realidade.

Qual é o maior sonho de vocês? O que já está sendo feito para conquistá-lo? O nosso maior sonho é TRANSFORMAR o futuro das 350 crianças e adolescentes que convivem em nossa organização. Nossa inspiração é o nosso propósito de Semear Sonhos para Transformar o Amanhã. Para conquistar nosso sonho, tomamos por base nossa visão de integração de crianças e jovens na sociedade, desenvolvendo habilidades por meio de atividades com foco em Comunicação e Expressão, Raciocínio Lógico, tendo como pilar a Educação, a Cultura, o Esporte e o Social. Assim, seguimos nesse propósito e visão, lutando para arrecadar doações para atender nossas crianças e jovens e transformar seu sonho em realidade.

O que os motiva a continuar o trabalho? Somos motivados sempre por manter nosso propósito de Semear Sonhos para Transformar o Amanhã. Trabalhamos nossos pilares por meio dos nossos projetos, gerando oportunidades para as crianças, adolescentes e suas famílias trazendo “Luz àqueles que estão na escuridão”. Nesses vinte e dois anos, vimos crianças se transformarem em jovens talentosos e inovadores, constituíram família e acreditaram em seus sonhos. Muitas famílias sem rumo, receberam nosso apoio, hoje, vivem com dignidade e se sustentando, pois acreditaram nos sonhos. Aproveitaram as oportunidades oferecidas e se transformaram.

foto: divulgação/ projeto de inclusão digital da ABCD Nossa Casa

Veja também: