Blog

Continuidade na lista das Melhores está entre sonhos da Passatempo Educativo

Entre as 10 de pequeno porte, a organização está implementando projetos de robótica nas escolas públicas e programas de educação tecnológica na região amazônica

Com projetos nas áreas de educação, cultura, preservação ambiental e turismo sustentável, a Passatempo Educativo utiliza atividades de reforço escolar como instrumentos de transformação. Os resultados de mais de 20 anos de trabalho garantiram para a ONG de pequeno porte um lugar entre as 10 melhores do Brasil na categoria, em 2021. Nossa entrevista de hoje é com Carlos Chinen, um dos idealizadores do projeto.

O que vocês acreditam que foi fundamental para que a sua ONG fosse destaque entre as de pequeno porte? Ter ficado entre as melhores ONGs de pequeno porte foi o resultado de muita organização e atenção aos pilares de boa gestão e transparência. Focando em estratégias de atuação, gestão e planejamento, comunicação e prestação de contas são os caminhos para o sucesso das organizações.

Quais são os principais desafios locais e como a sua organização contribui para minimizá-los? Os grandes desafios das comunidades que atuamos são as perdas e atrasos na educação das crianças e jovens causados pelos dois anos de afastamento presencial nas escolas. Os projetos da organização visam recuperar esse atraso com diversos programas presenciais que vão desde incentivo à leitura, oficinas de matemática e raciocínio lógico, utilização de kits de robótica e programas que usam a educação tecnológica com o uso da gamificação e das metodologias ativas para a melhoria do aprendizado.

Como o Prêmio foi recebido aí e como ele tem feito diferença no trabalho? O Prêmio foi recebido com muita alegria por toda a equipe de educadores, atendidos e voluntários. Ter esse reconhecimento é a coroação do esforço de cada um, além de nos dar maior visibilidade perante a sociedade e parceiros. Acreditamos que os aumentos da receita da organização possam ser creditados, também, à premiação.

Qual é o maior sonho de vocês para 2022? O que já está sendo feito para conquistá-lo? Nossos maiores sonhos para esse ano são a continuidade na lista das melhores ONGs, o sucesso na implementação dos projetos de robótica nas escolas públicas e a ampliação dos programas de educação tecnológica que estão chegando nas escolas da região amazônica. Estamos com equipes focadas nesses programas e os grandes interesses e dedicação dos professores das escolas estão fazendo desses projetos um sucesso entre os alunos.

O que os motiva a continuar o trabalho? Fazer a diferença na vida das crianças e jovens através da força da educação. O conhecimento e o aprendizado são as formas de mudanças de vida e melhorias na qualidade de vida dessa geração. Em 21 anos de atuação, temos inúmeros exemplos de que estamos no caminho certo e com resultados bastante expressivos.

Foto: Passatempo Cultural/ alunos da Escola Municipal Maria Siqueira Pinto, da cidade de Barro Alto (GO). Eles receberam a doação de um acervo de 600 livros paradidáticos.

Veja também: