Blog

Atendimento de excelência para quem precisa de assistência social

Conheça a SOS Sorocaba, eleita pela segunda vez uma das 100 melhores ONGs do país

Todo recém-chegado é cadastrado e passa por uma entrevista com a assistente social, viajantes recebem passagem para seguir até seu destino, pessoas com problemas alcoólicos ou psicológicos são encaminhados a clínicas específicas e os demais recebem atenção dentro da própria instituição, em conversas com assistente social e psicóloga, tratamentos de ressocialização, e acolhimento, com refeições e pernoite. Esse é só um pouquinho do que faz a ONG SOS – Serviço de Obras Sociais de Sorocaba, que trabalha para, entre outras coisas, melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de rua e adolescentes na região de Sorocaba, interior de São Paulo.

A excelência no trabalho fez a instituição ser reconhecida, em 2020, pela segunda vez, como uma das 100 melhores do Brasil. E os reconhecimentos não param por aí. Saiba mais sobre as conquistas e os desafios desse trabalho nessa conversa com o Vanderlei da Silva, Gerente Administrativo e Financeiro da ONG.

Qual é a história que deu origem à ONG? A SOS Sorocaba foi fundado em 28 de novembro de 1968 e, desde então, tem participado ativamente de projetos voltados para melhorar as condições de vida das pessoas que se encontram em situação de rua. Visando alcançar esse objetivo, desenvolvemos o Programa de Acolhimento Noturno Provisório para pessoas em situação de rua e trabalhamos em conjunto com o poder público no desenvolvimento de outros projetos que buscam resgatar a dignidade e a cidadania da população, principalmente daqueles que encontram-se em processo de exclusão social. Para o desenvolvimento de nossos projetos, contamos com recursos públicos, com a realização de eventos e também com a colaboração de empresas e pessoas físicas.

Qual é o maior desafio de gestão que vocês têm hoje? O maior desafio é o aumento considerável de pessoas em situação de rua, o que demanda um significativo aumento das despesas.

E os planos para esse ano e próximo? O plano para este ano é continuar atendendo as demandas apresentadas, garantindo a saúde e a segurança dos Colaboradores e dos Assistidos. Para o próximo ano, queremos conseguir uma ampliação dos recursos advindos do poder público, verba que precisa ser condizente com as atividades desenvolvidas, e também retomar a realização de eventos que visam a arrecadação de recursos.

Conta pra gente o maior orgulho do trabalho? Em 2018 e 2020, fomos certificados como uma das 100 melhores ONGs do Brasil. A SOS também é uma das organizações brasileiras que já foi convidada para apresentar os seus trabalhos em várias edições do “Fórum Global Ethics” (SIGEF), realizados em Genebra/Suíça e Marrakech/Marrocos. A Organização também é reconhecida, desde 2014, pelo Selo Social de Sorocaba, como entidade realizadora de ações que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Além disso, o Projeto SOS ECO já foi certificado pelo “Premios Latino América Verde”, na categoria desenvolvimento humano, inclusão social e redução das desigualdades.

Foto: divulgação/ SOS Sorocaba

Veja também: