Sobre a premiação​

O Prêmio Melhores ONGs tem como missão reconhecer e divulgar as ONGs do Brasil que mais se destacam anualmente pela sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. Acreditamos que, além de defender causas, todas as organizações devem trabalhar de acordo com padrões adequados de gestão, planejamento e transparência. Também cremos que isso incentiva a decisão de doação das pessoas em tempo e dinheiro. A participação na seleção Melhores ONGs é aberta e gratuita para todas as associações e fundações sem fins lucrativos, qualquer que seja o seu porte e localização geográfica / local de atuação no País. Não são permitidas participações de sindicatos, igrejas, partidos políticos e outros casos onde, na dúvida, o grupo organizador utilizará os critérios definidos pelo Censo FASFIL, do IBGE.Nosso objetivo é que, de forma voluntária, as organizações que se consideram em condições de melhor gestão e transparência, e portanto mais preparadas para receber doações de indivíduos, possam se apresentar nesta seleção e receber destaque merecido.

Realização do prêmio

Este prêmio é realizado pelo Instituto Doar em parceria com O Mundo Que Queremos e tem apoio da Ambev.

 

O Doar tem por missão ampliar a cultura de doação no Brasil. Desde 2013 promove a conscientização de indivíduos e instituições através de ações exemplares, como o dia nacional da doação (Dia de Doar), o Selo Doar (certificação para ONGs) e o Prêmio Melhores ONGs.

Como o prêmio é organizado

As responsabilidades pela organização do Melhores ONGs se distribuem da seguinte forma:

 

Comissão Organizadora – composta por membros indicados pelo Instituto Doar, é responsável por planejar, organizar e divulgar o Melhores ONGs, bem como deliberar sobre eventuais dúvidas e situações não previstas neste regulamento.

 

Comissão Avaliadora – composta por lideranças, pesquisadores e técnicos em gestão de ONGs. Seus membros são convidados, anualmente, pela Comissão Organizadora, e são responsáveis pela análise técnica das organizações candidatas e pela seleção das Melhores ONGs, conforme processos e critérios detalhados adiante.

 

Equipe Técnica – composta por técnicos e pesquisadores indicados pelo Instituto Doar, é responsável pela gestão cotidiana do Melhores ONGs, incluindo a comunicação com as ONGs, o esclarecimento de dúvidas e a análise preliminar de dados das inscrições.


Parceiros Estratégicos – composta por organizações privadas, públicas ou sem fins lucrativos e que se comprometam a contribuir com a missão do Melhores ONGs.

Escopo do prêmio

O Prêmio Melhores ONGs oferece a doadores e voluntários descrições imparciais e informações precisas sobre as organizações participantes, auxiliando a sua tomada de decisão sobre em qual entidade destinar o seu apoio financeiro e suas horas de voluntariado.

 

Para selecionar as 100 Melhores ONGs do país, foi desenvolvida uma metodologia de avaliação que combina informações sobre 5 grandes temas transversais que permitem a verificação das condições de transparência e gestão nas organizações:

 

  1. Causa e Estratégia de Atuação

  2. Representação e Responsabilidade

  3. Gestão e Planejamento

  4. Estratégia de Financiamento

  5. Comunicação e Prestação de contas

 

As informações são coletadas em duas fases. A primeira foca em questões objetivas e dados facilmente verificáveis. A segunda concentra questões mais complexas, respostas por extenso e documentos que demonstrem a sistematização de boas práticas de gestão e transparência. 

 

Toda organização participante do Melhores ONGs receberá, conforme o cronograma previsto, uma devolutiva de sua participação, em que é possível analisar sua performance em relação às organizações tidas como referência (conforme a metodologia do prêmio). O intuito da devolutiva é permitir uma autoavaliação por parte da organização e de diagnosticar possíveis pontos de melhoria, além de mostrar e celebrar as áreas em que a organização se destaca. 

 

Toda organização participante no Melhores ONGs declara que respeita os procedimentos descritos na Lei Geral de Proteção de Dados (lei nº 13.709/18). Ademais, atesta que as informações podem ser usadas para fins de seleção das Melhores ONGs, bem como para pesquisas sem fins comerciais feitas pelos organizadores do Prêmio ou seus parceiros. 

 

O cronograma previsto para o prêmio Melhores ONGs 2021 destaca as seguintes datas (que podem sofrer alteração caso necessário, sempre havendo ampla divulgação de quaisquer mudanças neste site e nas mídias sociais do prêmio):

 

    • Inscrições primeira fase: de 1o de março até 12 de abril 

    • Divulgação dos resultados da primeira fase: 19 de abril 

    • Inscrições segunda fase: de 20 de abril a 31 de maio

    • Processo de avaliação da segunda fase: de junho a setembro

    • Divulgação de resultados e evento de celebração: outubro / novembro (em data a ser confirmada posteriormente) 

    • Devolutiva para as organizações que não passaram da primeira fase: até agosto 2021

    • Devolutiva para as organizações restantes: até dezembro 2021

 

Inscrições

A seleção Melhores ONGs é dividida da seguinte forma:

Melhores ONGs: As 100 organizações que receberem maior pontuação total nos 5 temas verificados. Não existe um ranking, mas sim o conjunto das 100 ONGs que serão destacadas em ordem alfabética.

Melhor ONG: A Melhor ONG do Brasil (edição de 2021)

Melhores por cada causa: As melhores de cada causa (educação, saúde, etc.), desde que tenha ao menos 3 organizações desta causa entre as inscritas. 

Melhor por região ou estado: As melhores por região e/ou estado da federação (dependerá da quantidade de ONGs de cada estado, a ser decidido pela Comissão Organizadora)

Melhores ONGs de pequeno porte: a depender de deliberação da Comissão Avaliadora, serão destacadas até 10 ONGs de pequeno porte (com receita anual de até R$ 500 mil) que merecem destaque, dentre as organizações que passaram à segunda fase do Melhores. Nem todas as 10 precisam se encontrar dentro da lista da 100 Melhores ONGs, pois trata-se de uma forma de destacar e valorizar a atuação das muitas pequenas ONGs que correspondem à maioria das organizações da sociedade civil brasileira. Além da lista das 10, será destacada a Melhor ONG de pequeno porte, necessariamente entre as 100 Melhores. 

A definição da Melhor ONG do Brasil ocorrerá durante a reunião final da Comissão Avaliadora. Ela será definida por votação dos membros presentes entre 3 a 5 opções das ONGs com melhor pontuação durante as fases de seleção. Cada ONG pode ser indicada a apenas um destaque das categorias “Causa”, “Pequeno porte” ou “Região / estado”. Sendo indicada em “Causa”, a organização não pode ser destaque também de “Pequeno porte” ou “Região / estado”. Sendo indicada em “Pequeno porte”, não pode ser destaque também de “Região / estado”. Nessas situações, a próxima organização em pontuação deverá ser indicada como destaque daquela categoria. Situações excepcionais serão deliberadas pela Comissão Avaliadora. 

É permitido que a ONG indicada a Melhor ONG também seja indicada a uma das outras categorias, a depender do julgamento da Comissão Avaliadora.

 

Questionário Fase 01 | Perguntas do questionário

 

Seleção e Reconhecimento

O resultado do prêmio oferece uma visão única das ONGs Brasileiras e quais são as melhores organizações em termos de gestão e transparência. As respostas de cada ONG participante poderão ser usadas como base para textos e imagens para divulgação em mídias físicas e virtuais do Instituto Doar e seus parceiros.

 

Todas as organizações listadas na seleção anual Melhores ONGs poderão usar em sua comunicação o selo Melhores ONGs daquele ano, seguindo as diretrizes e as orientações fornecidas pela Comissão organizadora.

 

 

A veracidade das informações prestadas pelas organizações participantes é de total responsabilidade de cada organização.

 

Ao se inscreverem no Prêmio Melhores ONGs, os participantes concordam inteiramente com o disposto neste regulamento e autorizam o Instituto Doar a utilizar, editar, publicar, reproduzir e divulgar na mídia impressa, digital ou em qualquer meio de comunicação sem qualquer ônus os dados fornecidos sobre a organização.

 

Os dados pessoais dos respondentes são utilizados apenas para contato com a organização participante, visando esclarecimento de alguma dúvida, comunicação de prazos de preenchimento de formulário e comunicações de interesse geral do Prêmio. A pedido do solicitante, estes dados poderão ser excluídos da base da equipe que organiza o Prêmio, conforme previsto na Lei Geral de Proteção de Dados.

 

Os resultados da seleção, da premiação e as decisões tomadas durante as etapas de avaliação e julgamento, assim como as decisões sobre os casos omissos deste regulamento, são irrecorríveis.

 

Toda a comunicação das organizações participantes com o processo de Seleção das Melhores ONGs será realizada somente por e-mail e por meio de nossos sites oficiais, sendo dos participantes a responsabilidade por acompanhar as informações divulgadas no processo de seleção.

 

Em determinados casos, a equipe técnica do Melhores ONGs poderá entrar em contato por outras vias além do e-mail (telefone, por exemplo), sempre visando informar a organização ou esclarecer alguma dúvida sobre os dados fornecidos.

 

Vamos juntos ampliar a cultura de doação no Brasil e fortalecer a gestão das organizações da sociedade civil!