Entenda como as ONGs são avaliadas

Processo 2024 terá duas etapas, uma objetiva e outra com respostas abertas

Em 2024, o Prêmio Melhores ONGs realiza sua oitava edição. Além de prestar um reconhecimento ao importante trabalho prestado pelo terceiro setor brasileiro, um dos objetivos principais do Prêmio sempre foi incentivar boas práticas, contribuindo para a melhoria na gestão de todas as organizações participantes. A avaliação é pensada com esse foco e feita por uma banca de especialistas no terceiro setor, em duas etapas. Quer saber mais sobre cada etapa? Continue lendo.

Primeira fase – respostas objetivas

Todas as ONGs inscritas respondem ao formulário da primeira fase, que tem perguntas objetivas. Essas questões são pensadas para que a banca obtenha informações básicas sobre a ONG e avalia diretamente se ela prioriza pré-requisitos considerados importantes para o Prêmio, como transparência e gestão organizadas. A partir dessa avaliação é definida uma nota de corte para a segunda fase, sobre a qual falaremos a seguir.

Segunda fase – comprovação e respostas abertas

Na segunda fase, somente as ONGs aprovadas na primeira são convidadas a responder perguntas abertas. Aqui, elas precisam comprovar aquilo que estão informando, respondendo detalhadamente sobre como estão tocando essas ações. As organizações também terão que enviar documentos, que são avaliados por uma consultoria para garantir que estejam em ordem e em conformidade com a legislação brasileira. 

Nas duas etapas, saber organizar as ideias para responder com assertividade é importante, pois toda a avaliação do Prêmio é baseada nas respostas fornecidas pelas próprias organizações. Não é feita nenhuma visita à ONG ou qualquer outra checagem secreta.

Para a classificação, tanto na primeira quanto na segunda fase, os jurados levam em conta cinco grandes temas:

  • Causa e estratégia de atuação;
  • Representação e Responsabilidade;
  • Gestão e Planejamento;
  • Estratégia de Financiamento;
  • Comunicação e Prestação de Contas.

A famosa lista das 100 melhores ONGs do Brasil é divulgada no final do processo, em ordem alfabética, e funciona como um farol para orientar doações, tanto financeiras quanto de voluntariado, visando contribuir para que essas organizações impactem cada vez mais pessoas.

O cronograma de 2024 será divulgado em breve e é fundamental entender o processo antes para se preparar antes da inscrição, potencializando suas chances de se destacar. Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato via nicole@certificadora.org

foto: depositphotos