Blog

Passou para a segunda fase do Prêmio? 3 dicas para ter mais chances de ficar entre as 100

Prazo para responder ao questionário vai até o dia 7 de junho. Saiba o que você deveria considerar na hora de responder o seu

As organizações que passaram para a segunda fase do Prêmio Melhores ONGs 2021 já estão enviando as suas respostas que, em breve, serão avaliadas pela nossa banca avaliadora, formada por professores, pesquisadores, jornalistas e lideranças sociais. O prazo para responder ao questionário vai até o dia 7 de junho.

Em 2021, foram 1033 organizações inscritas, das quais 527 foram classificadas para a próxima etapa. Como nos anos anteriores, todas as organizações participantes, inclusive as que não estão na segunda fase, receberão devolutivas detalhadas com dicas práticas para melhorarem suas gestões. Para as que passaram, Fernando Nogueira, que é pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, desde a primeira edição, coordena a comissão avaliadora do prêmio, dá três dicas valiosas:

1. Os documentos enviados na segunda fase são muito importantes. Não avaliamos a aparência ou diagramação, mas o conteúdo. Esses materiais precisam ser consistentes com a realidade, porte e desenvolvimento da organização. É interessante que as informações estejam bem organizadas, mas o fato de o documento ser elaborado por um profissional de design ou consultoria não conta pontos.

2. Para as respostas abertas, a principal dica é relê-las e verificar se elas realmente respondem tudo o que foi pedido. Uma boa ideia é pedir para outra pessoa ler aquilo que foi escrito, como um voluntário ou alguém do departamento de comunicação. Essa pessoa pode dar alguns feedbacks que ajudem a melhorar a clareza do documento final a ser enviado.

3. A consistência também conta pontos. Nossa banca avaliadora compara as respostas da primeira e da segunda fase para avaliar esse quesito. Várias das perguntas da segunda fase são meio que continuações, com aprofundamento, de questões que começaram a ser levantadas na primeira. Se na primeira fase a organização respondeu que tinha um plano de comunicação, por exemplo, esse documento terá que ser enviado na segunda. Isso nos dá mais evidências sobre a qualidade e confiabilidade das informações fornecidas pela ONG.

Ainda não submeteu as suas respostas? Aproveite os conselhos e não deixe para os últimos dias para não responder com pressa.

Foto: Freepik

Veja também: