Blog

Prêmio possibilita vislumbrar grandeza do trabalho, relata ONG de pequeno porte que ficou entre as 10

Associação Assistencial Jesus Chama-te, faz a diferença na vida de crianças, adolescentes e suas famílias

A Associação Assistencial Jesus Chama-te no Caminho para a Luz atua, desde 1989 na cidade de Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, com o objetivo de fortalecer o núcleo familiar das crianças e adolescentes atendidos, promovendo o desenvolvimento integral por meio de atividades socioculturais de qualidade. Eles acreditam que essa é uma forma de prevenir a vulnerabilidade social e, assim, têm feito a diferença e são modelo de atendimento na região. Em 2020, a Associação foi eleita uma das 10 melhores organizações de pequeno porte do país pelo Prêmio Melhores ONGs.

A entrevistada de hoje é sua Coordenadora e Assessora de Divulgação, Maria Luiza Martini, que falou sobre o reconhecimento e os desafios do trabalho. Ela também contou como a história da idealizadora do projeto, Alice Cirilo, inspira a todos por lá.

Qual é o maior desafio de gestão que vocês têm hoje? A Associação Assistencial Jesus Chama-te atua junto às políticas públicas de Cultura e de Assistência Social de Mogi Guaçu, voltadas para a garantia de direitos e desenvolvimento sociocultural de crianças, adolescentes, adultos e idosos, e no fortalecimento de vínculos familiares desde o ano de 1989, sem referência religiosa, partidária ou pessoal. Nos últimos anos, a gente vem buscando consolidar mecanismos de controle e participação social, e esse é o nosso maior desafio atual, bem como estratégias inovadoras de captação de recursos. Estamos profissionalizando nossa atuação de maneira transparente para o efetivo fortalecimento das ações socioassistenciais, com foco no desenvolvimento da autonomia, do protagonismo e do empoderamento e interação familiar de inúmeras crianças e adolescentes guaçuanas. Nosso objetivo é auxiliar na melhoria da convivência dos integrantes do seu núcleo, através do Projeto Adolescente, Sim! – PAS! que, atualmente, atende a 182 crianças e adolescentes com faixa etária de 6 a 17 anos.

Também promovemos, regularmente, oficinas de dança e música nas vertentes de expressão corporal, violão, violino, escaleta, flauta doce, percussão, canto coral, fanfarra e orquestra popular para crianças com faixa etária de 6 a 15 anos e de 15 a 17 anos ofertadas pelo PAS! E ainda mantemos o Coral Santa Teresa, com oficinas de canto e ensaios regulares, sendo hoje composto por 40 coralistas com idade de 14 a 80 anos, proporcionando assim não só a formação do coletivo como também ações intergeracionais.

Como estar entre as dez melhores ONGs de pequeno porte do Brasil ajudou a lidar com eles? Estar entre as 10 melhores ONGs de pequeno porte do Brasil possibilitou uma visão ampliada de tudo o que já foi realizado e nos possibilitou vislumbrar a grandeza das ações que poderemos concretizar à frente. Sabedores de que o prêmio é uma realização séria e respeitada, tornamo-nos mais conscientes de que estamos no caminho certo e que muito ainda há de ser feito. Mas agora nos sentimos credenciados a continuar a vivenciar vitórias e aplausos nas vidas dessas crianças, adolescentes e suas famílias.

Tem uma história inspiradora sobre o trabalho de vocês que vale a pena contar? A Associação Assistencial Jesus chama-te, existente há 33 anos, bem como todos os seus programas e projetos foram idealizados e criados pela senhora Alice Cirilo. Ela é uma pessoa que teve uma infância marcada pela extrema pobreza e carência e que ao longo da vida sempre acreditou na superação e na valorização dos talentos das pessoas como forma de progresso pessoal. Sua trajetória agora inspira pessoas de todas as faixas etárias e setores da sociedade que reconhecem nela uma força avantajada e uma fonte de energia a quem chega até a ela. Mãe de 4 filhos naturais e 3 adotivos, de uma religiosidade invejável, ao longo de seus quase 70 anos, a Alice é hoje ainda e com a mesma intensidade, a mola propulsora dos programas sociais da Associação e a mentora de sua organização.

Foto: Divulgação

Veja também: