Blog

Quem pode participar do Melhores ONGs?

Qualquer organização sem fins lucrativos, de todas as regiões e de todos os tamanhos, pode se inscrever até o dia 12 de abril

Essa é a última semana de inscrições para a edição 2021 do Prêmio Melhores ONGS — que vai até o dia 12 de abril — e muita gente ainda tem dúvidas se pode ou não se inscrever. A resposta é simples: qualquer organização ou fundação do terceiro setor, sem fins lucrativos, independente do tamanho ou tempo de atuação.

Cooperativas também prestam um trabalho essencial e que merece reconhecimento, mas não podem se inscrever porque os critérios são aqueles validados no campo de quem pertence ao terceiro setor e organizações da sociedade civil. Uma das nossas formas de verificar isso é pelo estudo Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (FASFIL), que faz um mapeamento desse universo.

Pequenas têm categoria especial
Algumas organizações menores ficam receosas em se inscreverem porque acreditam não terem condições de competir com as maiores, que costumam ter uma estrutura que favorece a submissão em alguns critérios, como os que exigem documentos e números. No entanto, desde a edição 2020, o Melhores ONGs tem uma categoria especial para as organizações de pequeno porte, selecionando as dez melhores entre as pequenas.

O Centro Cidadania levou o primeiro lugar da categoria no ano passado. Confira aqui as outras organizações que ficaram entre as dez melhores.

Imagem: Pixabay

Veja também: