Blog

Organizações de pequeno porte continuam tendo destaque especial em 2021

ONGs de qualquer tamanho podem se inscrever em quinta edição do Prêmio até o dia 12 de abril

Além de reconhecer as 100 ONGs brasileiras cujo trabalho merece destaque, o Prêmio melhores ONGs passou a reconhecer, desde as edições passadas, também as dez melhores organizações de pequeno porte e a melhor entre elas. Essa categoria continuará ganhando destaque na quinta edição do Prêmio, que está com inscrições abertas até o dia 12 de abril, aqui no site.

“Como o prêmio julga muita coisa registrada, as pequenas nem sempre conseguem competir com as grandes. É importante valorizá-las, já que, mesmo com suas práticas não tão sistematizadas, elas fazem muita coisa boa em suas comunidades”, explica Fernando Nogueira, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e conselheiro do Instituto Doar. A intenção é que o reconhecimento ajude no crescimento dessas organizações, especialmente no que diz respeito à boas práticas de gestão.

No ano passado, a pequena ONG que mais se destacou foi a Centro Cidadania, que trabalha para melhorar a condição de vida das pessoas que vivem no semiárido dos estados da Paraíba e Pernambuco e que também já havia se destacado na edição de 2019. Segundo a organização, o destaque em 2019 foi um incentivo para que fossem feitos ajustes na estrutura organizacional na busca da excelência na gestão, esforços coroados com o reconhecimento de 2020.

Trabalha em uma pequena ONG e achava que vocês ainda não tinham condições de competir? Que tal se inscrever para a edição 2021 do Melhores ONGs? Uma coisa é fato: todo mundo que participa sai mais forte, porque ao longo do processo recebe devolutivas e orientações que valem ouro.

Veja também: